O que é um aquecedor de acumulação?
[xs_social_share provider="all" class="" style="style-2" hover="top-tooltip" layout="horizontal" count="No"]11 de julho, 2019
Excelente para quem deseja ter água aquecida nas duchas e torneiras, esse sistema tem baixo nível de manutenção e não precisa de energia elétrica para funcionar.
O inverno é uma época do ano em que desejamos chegar em casa e encontrar um ambiente quente para tomar um banho gostoso e relaxante. Nada pior do que se deparar com uma água que nunca esquenta e te deixa todo encolhido, não é mesmo? Com a instalação de um sistema de aquecimento a gás é possível manter a água da sua casa sempre aquecida e um dos responsáveis por isso é o aquecedor de acumulação, também conhecido como boiler.
Os aquecedores a gás de acumulação são uma excelente opção para quem deseja um banho com mais conforto. Este tipo de aquecedor mantém a água aquecida e acumulada em um tanque com isolamento térmico.
A
temperatura da água reservada é controlada através de um
termostato, mantendo a temperatura previamente estabelecida. As
perdas de calor também são controladas por meio de um revestimento
de isolamento térmico existente no tanque. O aquecedor de acumulação
não possui vazão mínima de acionamento, ou seja, basta abrir um
pouco a torneira que a água sairá quente no ponto de consumo.
Onde é possível usar um aquecedor de acumulação?
Um aquecedor de acumulação é utilizado para aquecer a água de duchas e torneiras de residências em geral. Para saber qual o tamanho adequado, é importante levar em consideração o tamanho da casa e o volume de água consumido pelos moradores.
Por que investir em um aquecedor de acumulação?
Existem muitas vantagens para quem deseja ter um aquecedor a gás em casa. A primeira delas, sem dúvida, é garantir um banho quente com água na temperatura ideal em sua ducha mesmo nos dias mais frios.
A grande vantagem do aquecedor de acumulação é garantir um banho quente com conforto, sem necessidade de instalar uma bomba pressurizadora para aumentar a pressão da água na residência. Além disso, é possível ter água quente também nas torneiras de toda a casa o que facilita muito a vida na hora de fazer a barba, lavar o rosto, louça e demais atividades que seriam mais incômodas com temperaturas mais frias.
O aquecedor de acumulação apresenta um baixo nível de manutenção, não necessita de energia elétrica para funcionar e o consumo instantâneo de gás é menor, além de ser baixo o custo da instalação da rede de abastecimento de gás.
Benefícios de usar um aquecedor de água
Você pode se perguntar por que precisa de um aquecedor de água em seu imóvel e a resposta é bem simples, na verdade. Com a instalação de um aquecedor de acumulação é possível abastecer todos os pontos de água da sua residência. O aquecedor de acumulação já mantém a água aquecida dentro de seu reservatório, não havendo a necessidade de um grande volume de água para acionar o aparelho, ou seja, até mesmo pequenas quantidades de água sairão sempre aquecidas da ducha ou torneira.
Outros pontos em que é possível se beneficiar com o uso desse sistema é poder contar com uma grande quantidade de água quente armazenada, manter o abastecimento dessa água para todo o seu imóvel e garantir que a água da sua casa ficará aquecida para uso até mesmo quando as temperaturas baixarem.
Destaca-se
também a durabilidade do produto que possui um excelente
custo-benefício no médio e longo prazo, podendo durar mais de dez
anos se feitas as devidas manutenções preventivas.
O que você precisa para instalar um aquecedor de acumulação
Se
você está convencido de que essa é a solução que faltava para a
sua residência ficar perfeita, saiba que instalar um aquecedor de
acumulação exige alguns passos importantes para que tudo funcione
corretamente.
1) Espaço
Para
sua correta instalação, é necessário que haja um espaço
específico para o aquecedor de acumulação. Antes da compra,
verifique o tamanho do boiler para poder calcular o espaço que será
destinado a ele. O aquecedor deve ser instalado em um local
permanentemente ventilado e com o devido duto de exaustão projetado
para expelir os gases resultantes da combustão.
2) Duchas
Se
a sua casa não tem aquecimento a gás e os chuveiros sejam elétricos
é necessário trocá-los por duchas.
3) Vazão da água
Verifique
a quantidade de água para uso diário em sua residência. Essas
informações precisam estar definidas para que a compra do boiler
seja assertiva, ou seja, que ele tenha o tamanho adequado para
atender a demanda da sua casa. Para economia de água as duchas
indicadas são de 8L/min e as torneiras de 3 L/min.
4) Estrutura
É
necessário ter tubulação para água quente e gás para conexão
com o aquecedor.
5) Equipe de instalação autorizada
Os aquecedores a gás possuem certificação do Inmetro e devem respeitar a norma técnica de instalação NBR 13.103. Sendo assim, é de extrema importância que ela seja feita por uma Assistência Técnica credenciada, para que não ocorram acidentes e má instalação do produto.
A linha de aquecedores de acumulação da Orbis do Brasil é ideal para aquecer a água de ambientes residenciais. Confira nossos produtos e escolha o seu!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.